top of page

Ana Coutinho

Ana Coutinho é artista visual, mestre em Communication Design pela Central Saint Martins, em Londres, selecionada para a bolsa do British Council, e graduada em Comunicação Visual pela PUC-Rio. Realizou cursos de especialização na área das Artes Visuais em instituições como Parque Lage, Instituto Tomie Ohtake, Escola de Belas Artes de São Paulo e School of Visual Arts, em Nova York.

 

Sua prática se desenvolve no limiar entre a pintura abstrata e investigações sobre tempo, espaço e sonoridade, incorporando a pesquisa de linguagens pictóricas não verbais que emergem de um estado de escuta interna e ampliada. Esses atravessamentos se desdobram em diferentes superfícies, escalas e dimensões. Em suas telas, Ana constrói paisagens de reverberação: gestos que ecoam, cores que respiram e atmosferas que convidam o olhar à permanência, à escuta e à experiência sensível.

 

Em 2025, tornou-se a primeira artista visual residente da Orquestra Sinfônica Brasileira, realizando a instalação Movimentos Espirais, em diálogo com a Sinfonia nº 7 de Anton Bruckner, apresentada na Cidade das Artes (Rio de Janeiro), com curadoria de Keyna Eleison. No mesmo ano, participou de residência artística e apresentou a exposição Sonoridades – Lower East Side, na Visionary Projects (Nova York), onde os ruídos urbanos e a projeção mapeada foram transmutados em matéria pictórica, ativando relações entre corpo e cidade.

 

Entre suas exposições recentes destacam-se Vasos Condutores do Tempo (Rio de Janeiro, 2024), também com curadoria de Keyna Eleison; Reimagined Realities (Barcelona, 2023); e Signs Point to Yes (Lisboa, 2023).

 

Com trajetória internacional, Ana viveu e trabalhou por onze anos entre São Paulo, Nova York e Londres, transitando entre os campos da arte, da moda e do design. Entre essas experiências, destaca-se sua colaboração com o estilista Alexander McQueen, que contribuiu para a construção de um repertório visual plural e interdisciplinar. Desde 2020, reside no Rio de Janeiro, dedicando-se integralmente às artes visuais.

bottom of page